










Os Quatros Pilares da Educação, Relatório de Jacques Delors, UNESCO
Os quatros pilares da educação para este novo século, pesquisados pela UNESCO, nos levam a uma reflexão sobre a necessidade de trabalharmos valores e competências no aluno, para que ele aprenda durante toda a vida e não somente na escola. Veja o resumo de cada um:
APRENDER A SER - É a busca do desenvolvimento integral da pessoa (auto-estima, autodeterminação, auto-realização e sensibilidade pessoal), da espiritualidade, do pensamento crítico e da imaginação criadora.
APRENDER A CONVIVER - Envolve a descoberta e o encontro do outro, com a devida compreensão e respeito a seus valores, á sua cultura, desenvolvendo a percepção da interdependência, da não violência, da capacidade de administrar conflitos e da valorização do próximo.
APRENDER A APRENDER - É o despertar do prazer de conhecer, compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, de ter curiosidade. É condição para ser desenvolvida sempre, ao longo de toda a vida, a fim de compreender o mundo, a sociedade e o movimento das idéias.
APRENDER A FAZER – É o desenvolvimento de competências e habilidades que levem à aplicação da tecnologia na vida moderna, sem esquecer de atentar para as relações interpessoais, para o trabalho em equipe, levando ao desenvolvimento das novas lógicas e da criatividade.
O projeto é aplicado por meio do trabalho em equipe, no qual cada componente tem uma função:
LIDER DE EQUIPE – Será o responsável por supervisionar e coordenar as atividades.
Deverá acompanhar o cronograma (tempo para que as atividades seja completada) e se cada elemento está cumprindo a sua tarefa adequadamente.
Finalmente, o líder será responsável pela negociação entre os e membros da equipe e o responsável por levar as dúvidas ao professor.
ORGANIZADOR – O organizador verificará a ordem dos materias necessários para a atividade, distribuindo e solicitando matérias quando necessário. Deverá manter a lista e garantir a organização após a aula.
Além disso, deverá também registrar o trabalho em relatórios diários com informações do projeto.
Trata-se de um cargo de extrema importância para o bom andamento das aulas seguintes. Um organizador “desorganizado” atrapalha a atividade seguinte.
- ao terminar a montagem da aula, as peças devem ser colocadas nas maletas ou nos locais designados pelo professor;
- É muito importante organizar as peças separadas em grupos. Por exemplo, colocar todos os sensores juntos num único espaço ou Box. De igual modo, lâmpadas, cabos, motores, engrenagens.
CONSTRUTOR - Executa as montagens e auxilia o organizador na ordenação dos materiais.
PROGRAMADOR – Executa a programação e auxilia o organizador nas informações dos relatórios.
A princípio, poderá parecer complicado, mas à medida que as aulas foram acontecendo, as funções ficarão bem entendidas por todos.
Para finalizar, é interessante destacar que, embora cada elemento da equipe tenha uma função, uma responsabilidade especifica, todos devem participar da construção, programação e organização.